quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Tecnologia X Musica

A tecnologia veio para melhorar a música ou para atrapalhar???
A princípio parece uma pergunta muito trivial, porém, se entrarmos fundo nesta questão encontraremos argumentos um tanto quanto contraditórios.

Hoje em dia temos os todo tipo de simuladores e amplificadores, é possível até afinar os cantores mais desafinados, mas em contra partida, o estudo da musica em si, desde teoria até pesquisa de timbres de guitarra não parece ser um elemento importante para muitos, pois o computador "dá um jeito".

Porem nos dias de hoje também é muitos mais viável gravar um disco, os custos caíram bastante, temos muitos mais estudios e até home-studios, o que é algo bem legal, pois voltando uns 20, 30 anos no tempo, os artistas para gravar suas obras dependiam de cair nas graças de alguma gravadora, caso contrário, nada feito. Isso também foi o principal fator para o surgimento do mercado independente, que hoje é uma realidade, porém a quantidade de pseudos-músicos que apareceram é impressionante. Qualquer idiota pode gravar um disco e derrepente até fazer sucesso com porcaria como acontece muito, o que definitivamente é a pior coisa desse avanço tecnológio. Nem tudo são flores e nem tudo é poesia, mas a tecnologia bem usada, tanto os programas de gravação quanto a internet como meio de propagação no final das contas valeu muito... É o começo do fim do monopólio artistico, e quanto aos pseudos-artistas, não precisamos nos preocupar com eles, pois nunca ficam para a história!

Nenhum comentário: