quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estavamos discutindo na sala de aula outro dia, o tanto que a tecnologia era legal para o homem,cuidava da saúde, da educação, da alimentação, mas então a professora perguntou assim: "E os pontos ruins?". Surgiram vários vindos de nós como a bomba atômica, a guerra.
A tecnologia é legal quando bem utilizada por nós.
Na música ela tem sido bem utilizada, com o surgimento dos I pods ficou muito mais fácil escutar música, a criação do som portatíl que substitui as vitrolas...
A relação da música com a tecnologia vem a bastante tempo, desde quando os intérpretes das músicas clássicas como: Vivaldi, Betthoven...Começaram a encrementar em suas músicas muitos instrumenos, como: Violino, Violão cello, Piano...

Começaram a escrever partituras, que os guiavam para tocar as mesmas músicas com os mesmos acordes, notas.




A simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um pedaço de papel, de se distorcer o som de uma guitarra, ou propagar vozes através de um microfone, são consideradas tecnologias aplicadas na música. Essas tecnologias hoje são consideradas ultrapassadas, afinal hoje nós podemos reproduzir toda uma música com apenas um botão.
O que revolucionou a história da música:
Desde 1860, o homem tem tentado produzir e gerar sons sintéticos que complementassem e diverssificassem os instrumentos de natureza acústica. Em 1876, um inventor americano descobriu que poderia controlar o som a partir de um circuito eletromagnético e gerar, assim, uma nota musical diferenciada. Uma das grandes invenções aparece em 1917, na Rússia: o Theremin, que usa circuitos eletrônicos para criar sons audíveis.

Foto do Theremin.
Já na década de 30 é inventado o primeiro gravador de fita magnetica.
No ano 1948 a evolução ganha outro destaque, quandoo pesquisador Pierre Schaeffer sistematiza sua pesquisa sonora e a denomina Musique concrète, onde efeitos de gravações e manipulação sonora eram a base estética.Mas a experiência de sistematização de idéias sobre tecnologia e música acontecem logo em seguida na Alemanha em 1952, quando pesquisadores usam e desenvolvem um novo conceito estético onde sons são sintetizados ou gerados utilizando-se aparelhos eletrônicos.
com a evolução e o aperfeiçoamento desses equipamentos e objetos técnicos, pode-se produzir músicas com o uso de objetos não naturalizados intrumentos. Isso porque o próprio tempo fez o homem naturalizar um violão ou um piano como invenções musicais, diferente do computador que, por exemplo, não foi concebido para ser uma dessas inveções, mas que recebeu novas atribuições que podemos considerá-lo, entre outras coisas, um instrumento musical.
Podemos perceber que a música influência em todos os momentos de nossas vidas e da nossa história, então conte para nós como que você curte a música!
Comente!

Um comentário:

Meios de Transporte disse...

Gente achei bem intereçante o tema que vocês escolheram, aprendi sobre a musica o que antes não sabia, aqui quem fala éé Isa, espero que vocês melhorem cada vez mais, e comentem no meu blog tabéém.
BEIJÃÃO.