quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estavamos discutindo na sala de aula outro dia, o tanto que a tecnologia era legal para o homem,cuidava da saúde, da educação, da alimentação, mas então a professora perguntou assim: "E os pontos ruins?". Surgiram vários vindos de nós como a bomba atômica, a guerra.
A tecnologia é legal quando bem utilizada por nós.
Na música ela tem sido bem utilizada, com o surgimento dos I pods ficou muito mais fácil escutar música, a criação do som portatíl que substitui as vitrolas...
A relação da música com a tecnologia vem a bastante tempo, desde quando os intérpretes das músicas clássicas como: Vivaldi, Betthoven...Começaram a encrementar em suas músicas muitos instrumenos, como: Violino, Violão cello, Piano...

Começaram a escrever partituras, que os guiavam para tocar as mesmas músicas com os mesmos acordes, notas.




A simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um pedaço de papel, de se distorcer o som de uma guitarra, ou propagar vozes através de um microfone, são consideradas tecnologias aplicadas na música. Essas tecnologias hoje são consideradas ultrapassadas, afinal hoje nós podemos reproduzir toda uma música com apenas um botão.
O que revolucionou a história da música:
Desde 1860, o homem tem tentado produzir e gerar sons sintéticos que complementassem e diverssificassem os instrumentos de natureza acústica. Em 1876, um inventor americano descobriu que poderia controlar o som a partir de um circuito eletromagnético e gerar, assim, uma nota musical diferenciada. Uma das grandes invenções aparece em 1917, na Rússia: o Theremin, que usa circuitos eletrônicos para criar sons audíveis.

Foto do Theremin.
Já na década de 30 é inventado o primeiro gravador de fita magnetica.
No ano 1948 a evolução ganha outro destaque, quandoo pesquisador Pierre Schaeffer sistematiza sua pesquisa sonora e a denomina Musique concrète, onde efeitos de gravações e manipulação sonora eram a base estética.Mas a experiência de sistematização de idéias sobre tecnologia e música acontecem logo em seguida na Alemanha em 1952, quando pesquisadores usam e desenvolvem um novo conceito estético onde sons são sintetizados ou gerados utilizando-se aparelhos eletrônicos.
com a evolução e o aperfeiçoamento desses equipamentos e objetos técnicos, pode-se produzir músicas com o uso de objetos não naturalizados intrumentos. Isso porque o próprio tempo fez o homem naturalizar um violão ou um piano como invenções musicais, diferente do computador que, por exemplo, não foi concebido para ser uma dessas inveções, mas que recebeu novas atribuições que podemos considerá-lo, entre outras coisas, um instrumento musical.
Podemos perceber que a música influência em todos os momentos de nossas vidas e da nossa história, então conte para nós como que você curte a música!
Comente!

Importância da Musica

A música vem influenciando na vida do homem desde a pre-historia, na idade média eles usavam a música em seus rituais e em suas festas. Quando Bethovem e Mozart começaram a incrementar a música com vários instrumentos, até os dias de hoje, onde todos os jovens tem o seu ipod!A música está presente em nossas vidas e vêm crescendo junto com o homem.
Mais quando falamos da evoluçao da musica, não podemos simplesmente falar sobe os novos aparelhos tecnologicos que surgiram, ou os instrumentos musicais mais conhecidos, temos que falar da evoluçao da musica em si (os novos generos musicais, os cantores que marcaram e marcam presensa, os movimentos musicais: como o tropicalismo, Bossa Nova...).
A musica é tudo de bom, é impossivel descrever tudo que ela representa para o mundo.

Maria Rita

Filha de dois ícones da música popular brasileira, a cantora Elis Regina e o músico César Camargo Mariano, Maria Rita formou-se em comunicação social e estudos latino-americanos na época que morou com o pai nos Estados Unidos. Apesar de decidir-se pela carreira musical tardiamente, aos 24 anos, o disco de estréia de Maria Rita, produzido por Tom Capone, foi lançado superando as expectativas, vendendo mais de 350 mil cópias em dois meses e faturando diversos prêmios, incluindo três Grammy Latinos. Em 2005 lançou seu segundo disco, também pela Warner, com produção da própria artista e de Lenine. Foi um dos lançamentos mais aguardados do ano. São 11 faixas, além de um bônus, a faixa "Conta Outra", gravada em show.

Maria Rita - Tá perdoado

Maria Rita vai levar seu samba para o Japão !
Em sua primeira turnê no Japão, Maria Rita quer levar muito samba para a comunidade dekassegui

Em novembro, Maria Rita vai encantar brasileiros e japoneses com seu samba
Não foi tocando pan
deiro que Maria Rita descobriu que gosta de samba. Apaixonada por carnaval, o que a fazia feliz era desfilar na avenida e cantar para a Mangueira. Há um ano ela resolveu homenagear esse estilo tão brasileiro ao lançar o álbum Samba Meu, em que interpreta algumas canções de Arlindo Cruz e Gonzaguinha.
Nos dias 7 e 10 de novembro, a cantora vai fazer brilhar o samba na terra do sol nascente. Os ingressos para os shows em Gunma e Tokyo já estão esgotados.Quem conhece MPB sabe que não é de hoje que o dó-ré-mi faz parte da vida dela. A música está em seu DNA.

O disco Samba Meu concorre na categoria dedicada à música brasileira como melhor álbum de samba no Grammy Latino.
Depois de já ter levado seu show para os Estados Unidos, toda a América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido e cantado com Arlindo Cruz, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Mart’nália, Jamie Cullum, Mercedes Sosa e Jorge Drexler, a cantora de 30 anos e mãe de Antonio acha que não começou tarde. “Não reclamo quando sou reconhecida. Até porque o reconhecimento é sinal de ser bem quista”, considera.

Maria Rita está levando o samba brasileiro a outro patamar, levando para outros países e com grande nomes de nossa música essa diva brasileira, mostra que nós podemos ter boas músicas, aqui mesmo em nosso país!

P.S: Para quem curtir a Diva ela vais estar fazendo um show aqui em Salvador no dia 24/10/08 na concha acustica do teatro Castro Alves.

A musica é de todos! (orgulho de ser brasileiro)

Nos estamos tão acostumados com a musica que “vem de fora”, que esquecemos que nos, BRASILEIROS também temos a nossa música que vem da nossa própria história, o que mais me surpreende nisso tudo é que existem pessoas que valorizam mais os cantores de o exterior, do que os nossos.
Um dia desses parei para pensar na quantidade de cantores BRASILEIROS que cantam músicas extrangeiras, mas eles esquecem da nossa rica cultura, e levam para os seus "fãs", músicas desconhecidas da nossa cultura.

Então pensando nisso, vamos mostrar um pouco da nossa musica e cultura:

Indios

O índio faz parte de uma raça que vive pela alegria. A maior parte do seu tempo é empregada na caminhada, caça, cânticos e danças. Possuidores de uma música própria, com o ritmo peculiar, tudo para os índios se encontra com a música, dança e poesia: o nascimento e a morte, guerras e festas, caça e amor, religião e vida.

“SOMOS PARTE DA TERRA E ELA É PARTE DE NÓS”

Os instrumentos musicais indígenas foram extraídos da floresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca, canta e dança em harmonia com a natureza.
A música indígena é uma das principais atividades culturais responsáveis pela socialização das tribos e a maioria dos indígenas a associa a um universo transcendente.
Na religião a música é sempre empregada em rituais: No culto, na ligação com os ancestrais, no exorcismo, na magia e na cura.
Seu instrumental inclui instrumentos de percussão e sopro, mas classificações próprias dos índios fazem distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais.

São exemplos de instrumentos indígenas:

Catacá um instrumento de atrito que consiste de dois pedaços de tábua, ou taboca, um dentado e outro não. O som é produzido pelo atrito de um pedaço com o outro. É uma espécie de reco-reco. Este instrumento pode ser feito também com bambu, como verificado entre alguns indígenas do Pará.


Bastões de ritmo (Taquara, Tacapú, Karutana, Waranga, etc) um canudo de bambu ou madeira oca de dimensões variadas, podendo ser aberto nas extremidades ou fechado com cera, marca o ritmo ao ser batido no chão acentuando um dos tempos da dança. Parece ser um instrumento preferencialmente feminino. Em algumas tribos são considerados sagrados, sendo guardados em locais reservados.


Chocalhos (Mussurunas-maracás, auáiú, guararás, urucá,butori entre outros) são instrumentos bastante comuns entre as diversas tribos, podem ser utilizados como guizos e atados ao corpo ou manipulados diretamente. Os guizos são feitos de caroços de frutos, unhas e dentes de animais, sementes ou outras coisas consideradas como amuletos, são colocados em cordéis ou dispostos lado a lado, como cintos ou tornozeleiras, produzindo som durante a movimentação da dança. Costumam ter diversos significados místicos, sendo comum a crença em poderes de feitiçaria.
Dentre eles, merece destaque especial o Maracá, instrumento que sinaliza o poder espiritual. Há maracás em que a cabaça é substituída por esferas de madeira ou barro ou ainda: crânios de animais ou humanos. Apesar de servir para puxar a dança, o maracá é, sobretudo, um instrumento mágico usado pelos pagés para trazer os bons espíritos e se defender dos maus.


Herança Africana


Quando os negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar como escravos, trouxeram também suas religiões, suas comidas e suas músicas. O samba que nós conhecemos hoje é uma mistura dessa influência africana, que usava muitos instrumentos de percussão, com a européia, mais melódica.
A explicação mais tradicional diz que o samba surgiu de uma dança chamada semba, original de Angola, país africano de onde foram trazidos muitos negros. Era uma dança em que as pessoas mexiam bastante os quadris.
O samba se desenvolveu primeiro na Bahia, Estado brasileiro com uma das maiores populações de descendentes de africanos. Algumas pessoas que se mudaram da Bahia para a cidade do Rio de Janeiro no começo do século 20 levaram o samba "na bagagem". O Rio era a capital do Brasil, na época.

"O samba é alegria

Falando coisas da gente

Se você anda tristonho
No samba fica contente"

O samba como gênero musical nasceu no Rio de Janeiro, perto da Praça Onze, onde moravam muitos negros vindos da Bahia. Apesar da pobreza, era um lugar alegre e festivo, onde músicos e artistas de toda a cidade se encontravam.
Uma casa se destacava por lá: a casa de dona Hilária de Almeida, a famosa tia Ciata. O batuque virava a madrugada. Era ali que se reuniam os primeiros sambistas – Sinhô, Donga, Pixinguinha e muitos outros. Foi lá também que surgiu o samba "Pelo Telefone", o primeiro gravado em disco, e que fez um sucesso enorme no Carnaval de 1917. Depois disso, todo mundo caiu no samba. E hoje em dia o samba se tornou um dos ritmos mais populares do país, e a epoca onde isao fica mais evidente é no carnaval!