sexta-feira, 24 de outubro de 2008

We are the world of carnaval we are BAHIA!

O carnaval bahiano!Que saudade,todo ano espero com ansiedade a epóca da folia.
Sou tiete do chiclete, corro atrás da Ivete, e vou a loucura com o som do asa. Eu estou sempre lá!

Não posso deixar de lembrar dos grandes inventores do trio elétrico: Dodô e Osmar, temos que agradecer a eles, afinal eles inventaram a maravilha que arrasta a massa de Salvador e os truristas do mundo todo.
As origens do trio elétrico remontam à "dupla elétrica", formada por Adolfo Antônio Nascimento - o Dodô - e Osmar Álvares de Macêdo - Osmar - que resolveram restaurar um velho Ford Bigode 1929, guardado numa garagem. No Carnaval do mesmo ano, saiu às ruas tocando seus "paus elétricos" em cima do carro e com o som ampliado por alto-falantes. A apresentação aconteceu às cinco horas da tarde do domingo de Carnaval, arrastando uma multidão pelas ruas do centro da cidade.
O nome "trio elétrico" surgiu em 1951, quando, pela primeira vez, apresentou-se no Carnaval um conjunto de três instrumentistas. A "dupla elétrica" convidou o amigo e músico - arquiteto Temístocles Aragão para integrar o trio e tocar nas ruas de Salvador numa picape Chrysler em cujas laterais se liam em duas placas: "O trio elétrico". Osmar tocava a famosa "guitarra baiana", de som agudo; Dodô era responsável pelo "violão-pau-elétrico", de som grave, e Aragão, pelo "triolim", como era conhecido o violão tenor, de som médio. Estava formado o trio musical.

Hoje o trio elétrico é importante:
No início do século XXI os trios elétricos são grandes caminhões, onde no lugar que ficaria o contêiner, se encontra uma grande e potente caixa de som, um bar (normalmente para os integrantes de blocos, que são separados por cordas dos demais) e um palanque na parte superior onde fica o cantor ou banda assim como alguns integrantes do bloco.
O trio elétrico é um grande atrativo e o objeto principal do carnaval de Salvador, tendo sua fama no mundo todo.

Já na década de 70 do século XX, Caetano Veloso vaticinava, do alto do carro alegórico:
"Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"
Em 1975, Moraes Moreira cantava, em homenagem:
"Há 25 anos
Em Salvador surgiu
O frevo numa forbica
E o famoso trio (...)

O carnaval é importante !o que você achou da nossa reportagem?
Comente !

Nenhum comentário: