domingo, 12 de outubro de 2008

Instrumentos Musicais

Nos podemos utilizar qualquer objeto pra se produzir som. Mais considera-se um som como musical quando podemos controlar uma ou mais de suas características: timbre, altura (grave, médio e agudo), duração (do som e/ou do silêncio) e intensidade.

Instrumentos de cordas
Alaúde

Durante o período da Renascença, tornou-se um instrumento de grande popularidade em toda a Europa, ocupando um lugar muito importante na música instrumental dos séculos XIVI e XVII. A caixa do alaúde tem o formato de uma meia pêra, e hoje é um instrumento apreciado nos conservatórios e salas de concerto.



Violoncelo

O violoncelo é tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.
Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com o instrumento entre os joelhos. Sua sonoridade é considerada bastante expressiva, sendo conhecido como o "rei" dos instrumentos de cordas. Entretanto, seu uso está mais presente na música erudita.

Rebab
O rebab é um instrumento cordofónico de arco em uso nos países muçulmanos. Foi introduzido na Espanha por volta do século VII através da ocupação muçulmana. Actualmente é o instrumento principal da música afegã.


Guitarra elétrica
A guitarra elétrica é um instrumento musical , cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas, ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos.
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.

Instrumentos de percussão

Triângulo

O triângulo é um instrumento musical de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileiras, como o forró. Pode também ser incluído na secção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de musica.
É usado em combinação com zabumba e acordeão em ritmos regionais como forró, xaxado, xote etc.


Agogô
O agogô é um instrumento musical formado por um único ou múltiplos sinos originado da música tradicional yorubá da África Ocidental. O Agogô pode ser o instrumento mais antigo do samba a maior altura de qualquer dos instrumentos da bateria. Ele compõe-se de duas campânulas de ferro, um menor que outro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.
Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta de madeira nas duas bocas de ferro, do instrumento.A palavra "agogô" vem do yoruba e significa "sino", em português.

Instrumentos de sopro


Clarinete


O clarinete, clarineti ou a clarineta é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira,com uma bocarra cônica de uma única palheta e chaves ("botões" metálicos, servem para tapar orifícios onde os dedos não chegam). Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.
O clarinete é um instrumento musical considerado por muitos um instrumento unicamente de “Música Erudita”. Mas isso não é verdade. O clarinete é um instrumento muito versátil e é utilizado em vários estilos musicais: Música Rota, Música Romântica, Jazz, Blues e muito mais.

Trompete
O trompete é instrumento musical de sopro, caracterizada por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. Quem toca o trompete é chamado de trompetista.
O ar é controlado pelos pistos.Além dos pistos, as notas são controladas pela pressão dos lábios do trompetista e pela velocidade com que o ar é soprado no instrumento.
O trompete é utilizado em diversos gêneros musicais, sendo muito comumente encontrado na música clássica e no jazz. Em estilos mais acelerados, como o ska e latinos como o mambo e a salsa.

Nenhum comentário: